Akiules Neto

Físico, Pesquisador e Transformador de Ideias –

Físico de formação académica, Akiules é Administrador Executivo da BODIVA, a Bolsa de Valores de Angola, onde lidera o plano de reestruturação financeira, gestão de risco e a transformação dos sistemas electrónicos desde Outubro de 2016. Anteriormente, exerceu funções como assessor do Presidente da Comissão de Mercados de Capitais, a entidade reguladora do Mercado Financeiro Angolano. Antes de entrar para o sector financeiro, trabalhou como pesquisador associado no CERN na Suíça. Trabalhou em novos tipos de supercondutores que ajudaram a direccionar o plasma utilizados nos supercondutores de alta temperatura.

Akiules é conhecido pelas suas perspectivas únicas, julgamento ponderado e capacidade de transformar ideias em desafios e, posteriormente, em soluções; é um líder empenhado em inspirar e motivar os jovens a engajarem-se activamente no diálogo e nas acções para mudar o cenário socioeconómico de Angola.

Em 2014, com dois jovens empreendedores, criou a empresa iSeeCow, na qual foi desenvolvida o “cinto para o gado”. Uma forma de diminuir o número de acidentes rodoviários causados por animais de pasto na região da SADC

Foi recentemente reconhecido como o Jovem Executivo do Ano 2017 e foi como um dos jovens angolanos mais promissores no livro “Angola’s Golden Generation”. Também participou na Iniciativa dos Jovens Líderes Africanos (YALI) onde foi seleccionado de entre um grupo de mais de 50.000 candidatos.