Júlio Leitão

Artista e Coreógrafo  –

Júlio T. Leitão estudou no Conservatório Nacional de Dança de Lisboa. Começando a sua carreira na RTP (Televisão Nacional Portuguesa) e no Teatro Nacional D. Maria II. Estabeleceu-se em Nova Iorque estudando no Dance Theater of Harlem, estudou ballet clássico com Maggie Black e coreografia com Bessie Schonberg.

Trabalhou exaustivamente como coreógrafo conquistando com o seu trabalho um Emmy, fama e reconhecimento internacional. Encenou e coreografou para o National Black Theater, Jacques D’Amboise’s National Dance Institute, entre outros.

Em 1990 fundou os Batoto Yetu – um grupo cultural, nos pátios de Harlem, Nova Iorque. Desde então trabalhou com sucesso em motivar milhares de crianças nos Estados Unidos, Brasil, Portugal e Angola.

Recebeu a Medalha de Paz das Nações Unidas, em 2001 e o prémio Sun Days no mesmo ano. Em 2003, o prémio Samuel and May Rudin Community Service da Chid Magazine e o prémio Children’s Champion.

É ainda co-autor do African Dance: Drumbeat in Our Feet juntamente com Patricia Keeler, publicado em Setembro de 2004 pela Bebop Books, e impresso pela Lee & Low Books, Inc.

 

http://julioleitao.com

http://www.batotoyetu.org

https://www.facebook.com/juliotleitao

https://www.instagram.com/julioleitaoworks/

Batoto Yetu
https://vimeo.com/144535359

Spirits in Motion
https://vimeo.com/149505665