Valeriana Chikoti-Bandua

Activista Social e  Humanitária

Valeriana nasceu na Zâmbia, mas cresceu em Papua Nova Guiné, onde a sua paixão, ímpeto e engajamento para atender comunidades carentes foi criada.

É bacharel em Sistemas de Informação Gerencial pela Oral Roberts University e mestre em Governança Global e Segurança Internacional pela Florida International University.

Actualmente reside nos Estados Unidos e é formidavelmente conhecida pela sua história notável como ex-refugiada, contada durante a sua Talk Protect The Girl Child (Protege a Menina), no TEDxFIU Talk, em Miami, Flórida, 2016.

Sua experiência profissional inclui ser uma palestrante pública sobre a violência sexual em comunidades e culturas fechadas. Ela também participou no terceiro comité dos Direitos Humanos das Nações Unidas, tendo colaborado na escrita de peças políticas. Valeriana organiza discussões na sua comunidade sobre saúde mental, empreendedorismo e activismo social, que transcendem a planos práticos para aliviar as lutas de comunidades esquecidas, criando kits higiénicos e sanitários e alimentando as populações desabrigadas e deslocadas.

Além disso, Valeriana é a fundadora do More Than A Refugee, um grupo comunitário que ela criou em 2016 como uma forma de canalizar a sua paixão de ajudar populações marginalizadas com acções práticas em nível de base. Ela também é co-fundadora da Etali Design + Consulting LLC e criadora da série Dinner Dialogue (Diálogos para o Jantar): um espaço para dialogar, discutir e divulgar assuntos difíceis em um espaço seguro com o conforto de uma comida deliciosa.

Valeriana é uma grande crente em trabalhar com o que se tem para que se possa fazer a diferença na comunidade. Além disso, ela defende veemente a ideia de criação de espaços onde conversas difíceis podem acontecer.

Valeriana gosta de ver séries da Netflix, rir com os amigos e familiares, viajar e tem um interesse em culinária.

www.iamvaleriana.com

https://twitter.com/valechikoti

TEDxFIU Talk Protect the Girl Child
https://www.youtube.com/watch?v=E3DbQHMk-3U